Cerca de mil pessoas de Tupi Paulista e região participaram na sexta-feira, 30, no Grêmio Recreativo Cacretupi, da III Fasptupi (Feira de Exposição de Alimentos Saudáveis) e 1ª Feira do Meio Ambiente. A quantidade significativa de público superou todas as expectativas, segundo os organizadores do evento.
O objetivo do evento foi reconhecer a importância da agricultura familiar e seus impactos positivos para o meio ambiente, e promover na comunidade uma reflexão sobre a relação necessária entre saúde, meio ambiente e sustentabilidade, abordando seus aspectos mais significativos.
A Feira contou com exposição de alimentos produzidos pelos agricultores tupienses, exposição de animais de pequeno porte, apresentação de trabalhos de alunos da rede municipal sobre temas ambientais, prevenção e conscientização sobre os malefícios da dengue, oficina de compostagem, sabão feito de óleo usado, distribuição de mudas de árvores, degustação de mel, produção de cogumelos, animais silvestres empalhados, dentre outras atividades.
Uma mesa redonda dos agricultores, com mediação da Profª Drª Elaine Mendonça Bernardes da Unesp de Dracena, discutiu o tema “Agricultura Familiar – Aspectos Positivos e Negativos”. À noite o empresário José Vanil de Oliveira Guerra proferiu palestra sobre “Energia Fotovoltaica”. Logo após a nutricionista do Nasf, Eliara Faustina de Souza falou sobre a “Linha de Cuidados do Sobrepreso e Obesidade”. O evento teve ainda a apresentação de violeiros e o encerramento com o Grupo de Catira.
As feiras foram organizadas pela Prefeitura de Tupi Paulista, através da Secretaria da Saúde (Agentes Comunitários de Saúde, Nasf e Emvicen), Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Secretaria de Educação (Diretoria de Cultura, Escolas Municipais, Apae), Associações de Produtores Rurais de Tupi Paulista (Avirtupi, Aprobasa, Amproboa, Asmassari, Amprobap, Aprutupi, Cacretupi, Acatupi) em parceria com a Prefeitura de Dracena (Associação dos Produtores Rurais e Associação J. Marques), Prefeitura de Paulicéia, Unesp – Universidade Estadual Paulista – Unidade de Dracena, Unifadra de Dracena, Cestupi – Faculdade de Tupi Paulista, Fruteza Sucos Naturais, Emdaep (distribuição de água para os visitantes), Cacretupi (local do evento, distribuição de bebida láctea e requeijão cremoso) e o Grupo Guerra, na pessoa do empresário José Vanil de Oliveira Guerra, palestrante do evento.
De acordo com o Secretário de Agricultura de Tupi Paulista, Luis Figueira, “o sucesso do evento deve ser atribuído a vários fatores, mas principalmente à parceria entre os órgãos públicos regionais e à adesão de vários segmentos da sociedade, tais como agricultores, educadores, estudantes, empresários, servidores públicos e população em geral”.
A coordenadora ambiental Lourdes Grassi avaliou como “muito positiva” a realização da 1ª Feira do Meio Ambiente e enalteceu a participação da Patrulha Sustentável da Escola Ana Tereza, que orientou as pessoas e cuidou da limpeza do local durante a feira, as orientações educacionais, palestras, bem como a doação de Mudas de diversas espécies de árvores pela escola Léo e Associação J Marques de Dracena.
A nutricionista do Nasf, Eliara Faustina de Souza, por sua vez, destacou o envolvimento e as parcerias estabelecidas para a III Fasptupi. “Na próxima edição queremos envolver ainda mais parceiros, para que a feira se consolide como um evento da região” concluiu Eliara.
O prefeito Osvaldo Benetti parabenizou a todos pela organização do evento, qualidade das exposições e pela adesão de empresas, faculdades, universidades, prefeituras de cidades vizinhas, servidores municipais, educadores, alunos e comunidade em geral. “Quando a gente vê e participa de um evento como esse, saímos fortalecidos e motivados a trabalhar mais e melhor pela educação, pela saúde, pela conscientização ambiental, visando uma melhor qualidade de vida para nós e para as gerações futuras” pontuou Benetti.
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista