Foi realizada na tarde de quarta-feira, 3, no Centro Pastoral de Tupi Paulista a III Conferência Municipal da Saúde, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das pessoas”. A Conferência que acontece a cada quatro anos, oferece à população a oportunidade de se manifestar e de propor ações possíveis de serem executadas visando à melhoria das condições de saúde do município.
Em seu pronunciamento de abertura do evento, o Secretário de Saúde Maurinho Zerbetto agradeceu a presença significativa da população, “demonstrando real interesse em participar e contribuir de forma positiva para o exercício da cidadania”. Zerbetto falou sobre os direitos dos cidadãos na questão da saúde, mas enfatizou também os deveres, que muitos deixam de cumprir, como no caso da prevenção contra a dengue e nos casos de agendamento de consultas e exames no AME.
“Se o usuário marca uma consulta ou um exame no AME e não comparece ou não liga com antecedência para desmarcar, o maior prejudicado será ele próprio, pois o governo estadual pode entender que Tupi Paulista não precisa de tantos atendimentos assim, e diminuir a quota de consultas e exames destinados à nossa cidade” advertiu o Secretário. Sobre os casos de dengue, Maurinho Zerbetto disse que o Poder Público está fazendo a sua parte, mas “o munícipe também precisa fazer a sua parte, não deixando água acumulada, que serve como criadouro do mosquito, e limpando seus quintais”.
A palestra da Conferência ficou a cargo da enfermeira Maria Luiza Rodrigues Braga, articuladora da atenção básica da Divisão Regional de Saúde (DRS XI) de Presidente Prudente. Em seguida houve a formação dos grupos temáticos para discussão e apresentação de propostas que foram votadas em plenário. Também foram eleitos os delegados que participarão da fase regional, estadual e nacional levando as propostas do município, tudo de acordo com o regimento interno da Conferência, aprovado anteriormente pelo Conselho Municipal de Saúde, e lido pela Diretora de Saúde Edilene Lima.
Além da população que compareceu em massa, a Conferência teve ainda a participação do Secretário de Governo Reginaldo Fernandes que representou o Prefeito Osvaldo Benetti, do Presidente da Câmara Municipal Alberto Luis Salles (Tim), do médico Daniel Bazan Corral representando a classe médica, vereadores Joana Ramos Garcia (Zinha), Regina Machado e José Silveira (Zezinho do Oásis), proedora da Santa Casa Zoraide Galvão, Secretários Municipais, diretores e demais profissionais da saúde.
Diretoria de Comunicação
Prefeitura de Tupi Paulista