Atleta da AdefSuli Marcos Vinicius conquista medalha de bronze para Dracena

Publicado em: 26/09/2016 02:09
Marcos Vinicius Chitero e a medalha de bronze dos Jogos Abertos em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)

Marcos Vinicius Chitero e a medalha de bronze dos Jogos Abertos em São Bernardo do Campo (Foto: Divulgação)

O atleta da Associação de Pessoas com Deficiência Física Superando os Limites de Dracena (Adefsuli), Marcos Vinicius Chitero, 24, representou muito bem a Cidade Milagre na competição de natação dos Jogos Abertos em São Bernardo do Campo.

Na quinta-feira, 22, ele ficou em terceiro lugar na modalidade Arremesso de Peso para Atletas Portadores de Deficiência

(APCD) e conquistou medalha de bronze para Dracena.

Marcos é treinado pelo professor Vagner Cavalcante, que faz um trabalho formidável de integração e motivação das pessoas com deficiência física no esporte. Ele arremessou quatro quilos a uma distância de 83 metros.

Sobre a medalha, Marcos Vinicius que foi um momento da superação dos próprios limites e com isso descobriu que tem capacidade para superar as dificuldades.

“O esporte me tirou da fase ruim na vida que é depressão, transformou tudo em um grande momento e me encaminhou para um mundo de conquistas”, disse ele.

Marcos Vinicius tem uma história de superação na vida que serve de exemplo para muita gente. Ele diz que a luta começou há cerca de um ano e oito meses quando foi vítima de acidente de trabalho ao cair do telhado de uma altura de 4 metros.

Na queda ele teve traumatismo craniano e fraturou a medula, ficou em coma e 35 dias internado e se tornou cadeirante. “Encontrei as maiores dificuldades na adaptação da minha rotina na condição de cadeirante, entre tomar banho, trocar de roupas, subir escadas, descer a rampa, é muito difícil se adequar aos pequenos desafios do dia a dia”, relata.

Vinicius prossegue explicando que conheceu os projetos da ADEF Sui. “Apresentaram os esportes e as atividades que aconteciam na associação, comecei pela natação, gostei bastante e foi uma coisa boa, aos poucos fui treinando outros esportes como o atletismo onde me destaquei no arremesso de peso e toda essa atividade me deu uma nova perspectiva para o mundo, uma nova autoestima e percebi que nossos limites podem ser superados com a força de vontade”, reforça.

“Agora tenho minha evolução diária, independência que mudaram minha rotina e estou muito feliz, por fazer tudo sozinho. Agradeço por fazer parte dessa equipe da ADEF Suli e juntos podermos ir mais longe”, comenta o atleta.

O dentista Josmar Delovo, presidente da ADEF Suli, resumiu esse momento de conquista de medalha de Marcos Vinicius em poucas palavras. “Foi fantástico e de integração do esporte que é um incentivo ao atleta”.

 

Por MARCOS MAIA Da Redação / Portal Regional





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.