Como organizar e armazenar alimentos da Ceia de Natal

Publicado em: 15/12/2016 12:12

 

(Foto: )

Nas festas de final de ano é muito comum que nos dias seguintes das comemorações sobre bastante comida. Aperitivos, bebidas, frios, carnes diversas, sobremesas e outras delícias fazem parte da tradicional ceia natalina e, na maioria das vezes, nem tudo é consumido por completo e as sobras vão direto para a geladeira, sendo transformadas em futuras refeições no dia seguinte. Com um bom armazenamento térmico dos alimentos, é possível conservá-los apropriadamente, evitando o desperdício.

Muitas famílias se reúnem para almoçar no dia seguinte da noite de Natal e para evitar contaminação por bactérias e saber exatamente até quando consumir os alimentos, é preciso ficar atento na hora de armazená-los na geladeira.

5 formas de conservar a ceia de Natal

  • Primeiro passo

 

Organize sua geladeira de acordo com a quantidade de alimentos que ela pode comportar, sem comprometer as atividades do dia a dia, durante e após a preparação da ceia. Aproveite e dê uma geral em produtos ou alimentos que estejam ocupando espaço desnecessariamente. O mais recomendável é preparar a mesa não muito cedo, evitando a exposição dos alimentos à contaminação por moscas e outros insetos.

 

  • Geladeira pequena

 

Se você mora sozinho e vai receber no máximo dois casais de convidados, organize um espaço previamente na sua geladeira para acomodar os alimentos.

Para quem tem um refrigerador de uma porta, por exemplo, o ideal é providenciar embalagens descartáveis para que os convidados possam levar aquela sobremesa especial ou o pernil que ficou no ponto para se deliciar no dia seguinte. Isso evita que as eventuais sobras sobrecarreguem o pouco espaço desse modelo de refrigerador.

 

  • Mais espaço, maior facilidade para acomodar os alimentos

 

Geladeiras de capacidade maior são perfeitas para acomodar pratos, travessas e refratários grandes. Um refrigerador de duas portas comporta grande quantidade de comida, antes, durante e após a ceia. Tábuas de frios e queijos que não forem consumidas devem ser armazenadas em um refratário. Para quem gosta de esculpir frutas e fazer belos arranjos, é importante lembrar que o calor e o tempo de exposição faz com que a fruta oxide. Por isso, é importante consumi-las no mesmo dia ou embrulhar com plástico filme o quanto antes e mantê-las refrigeradas, sendo consumido preferencialmente em menos de 24 horas.

 

 

  • Utilize o recipiente adequado

 

Para facilitar a higiene após o uso, evitando que o cheiro de determinados alimentos como bacalhau “grude” no recipiente, dê preferência para modelos de vidro, principalmente se tiverem uma tampa. Caso não tenha, utilize um plástico filme para vedar o alimento e evitar contaminação e mau cheiro dentro da geladeira. O papel alumínio não é recomendado para vedação, pois se rompe facilmente e facilita a proliferação de bactérias.

 

  • Alimentos que duram mais são os prediletos do público

 

Frutas secas, cristalizadas, castanhas, amêndoas, damascos, tâmaras, pistaches, amendoins e demais alimentos que passam por processo de secagem duram por muito mais tempo, podendo ser consumidos até duas semanas após as festas. Ao comprar esses alimentos a granel, examine-os para ver se há larvas ou sinais de mofo nos grãos. Saudáveis, nutritivos e antioxidantes, esses alimentos devem ser conservados em recipientes fechados dentro da geladeira. 

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.