Após janeiro e fevereiro de intensas chuvas, produtores de hortaliças preveem recuperação das perdas

Publicado em: 14/03/2017 12:03
De acordo Edson, a expectativa para este mês de março é manter a média e até chegar a 100 maços das folhas colhidas ao dia (Foto: Viviane Santos/JR)

De acordo Edson, a expectativa para este mês de março é manter a média e até chegar a 100 maços das folhas colhidas ao dia (Foto: Viviane Santos/JR)

De acordo com o produtor agrícola Edson Araújo, cerca de 40% das hortaliças foram prejudicadas nos primeiros meses do ano; ainda segundo ele, a expectativa para este mês é manter a média e chegar à colheita de até 100 maços ao dia.

Por Carlos Volpi Da redação / Portal Regional

Nos primeiros meses deste ano foi registrado intenso volume de chuva em Dracena e região. De acordo com a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), o mês de janeiro foi um dos mais chuvosos da média histórica com 454 mm e fevereiro com 43,5 mm de precipitação.

Para uma boa parte das pessoas, as chuvas são benéficas para amenizar as altas temperaturas e também para diversas culturas agrícolas. No entanto, nem sempre a chuva agrada boa parte dos produtores rurais.

“Eu tive muito prejuízo, ano passado foi a mesma coisa também”, relata o produtor de hortaliças, Edson Araújo que trabalha no campo há 25 anos com o cultivo.

Ainda segundo ele, a chuva da tarde desta última sexta-feira, 10, chegou a registrar no pluviômetro da propriedade rural mais de 130 milímetros de precipitação.

Conforme Araújo, a hortaliça mais prejudicada na produção durante os períodos chuvosos de janeiro e fevereiro foi a alface. “É mais sensível, tem a raiz mais raza e também devido à doença da virose.” explica.

De acordo com o produtor de hortaliças, foram colhidas cerca de 70 a 80 de maços ao dia de folhas durante os primeiros meses do ano.

Para Edson, a chuva em excesso é prejudicial à produção de hortaliças, e que segundo ele, a expectativa para este mês de março com a redução dos índices de chuvas a menos e com as altas temperaturas, a colheita possa recuperar. “A expectativa é manter a média de 70 a 80 e podendo chegar até 100 maços da colheita das folhas ao dia” disse.

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.