Agência da CEF de Dracena, registrou ontem um grande movimento de trabalhadores que foram sacar o FGTS (Foto: Viviane Santos/JR)
Amanhã, terça e quarta-feira, as agências da CEF abrem com duas horas de antecedência, ou seja, às 8h para pagamento do FGTS
Por DA REDAÇÃO
Ontem, 10, de manhã uma grande fila de trabalhadores se formou em frente à agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Dracena para sacar o dinheiro das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O pagamento nesta etapa está sendo feito para trabalhadores nascidos em setembro, outubro e novembro. As agências da CEF de todo o pais funcionaram ontem, 10, das 9h às 15h para pagamento do benefício.
Amanhã, 12, terça, 13 e quarta-feira, 14, as agências abrem duas horas mais cedo, ou seja, às 8h para o trabalhador sacar o FGTS.
Conforme a CEf, mais de 7,5 milhões de brasileiros têm direito ao saque a partir deste mês e o valor disponível passa de R$ 10,9 bilhões, informou a Caixa Econômica Federal. Mais de 2,4 milhões de trabalhadores receberão seus recursos automaticamente via crédito em conta poupança da CEF.
Com o objetivo de atender os trabalhadores que querem fazer o saque das contas inativas, 2.015 agências da Caixa vão abrir neste sábado entre 9h e 15h. Já nos dias 12, 13 e 14 de junho, as agências do banco abrem as portas duas horas mais cedo.
Quem pode sacar
De acordo com a Lei 13.446, de 25 de maio de 2017, o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta vinculada, estando ou não fora do regime do FGTS, respeitado o calendário publicado pela CEF. Antes, o trabalhador poderia sacar somente caso permanecesse três anos fora do Regime do FGTS, em caso de aposentadoria, utilização para moradia, dentre outros.