Cotrares de Dracena recolhe em média ao mês 88 toneladas de materiais de reciclagem na cidade e distritos

Publicado em: 11/06/2017 08:06
De acordo com Michele, ao dia são coletados em média de 3 a 3,5 toneladas de materiais de reciclagem (Foto: Cedida/Cotrares)

De acordo com Michele, ao dia são coletados em média de 3 a 3,5 toneladas de materiais de reciclagem (Foto: Cedida/Cotrares)

Segundo a tesoureira da Cotrares, Michele Aparecida Soares, todos os bairros da cidade além dos distritos de Jamaica e Jaciporã, os cooperadores passam nas residências de segunda a sexta-feira recolhendo garrafas pets e vidro, alumínio, papel e papelão

Por Carlos Volpi Da redação

No dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, em que durante a semana foram realizadas várias ações e palestras em Dracena, como maneiras de conscientizar a população para preservar o meio ambiente.

E uma das ações ecológicas de preservar o ambiente para as futuras gerações é a separação, coleta e reciclagem de materiais como: garrafas pets e vidro, papel, alumínio e papelão.

Em Dracena, há 10 anos, a Cooperativa de Trabalho de Resíduos Sólidos (Cotrares) tem colaborado para um meio ambiente mais sustentável para a cidade. De acordo com a tesoureira da Cotrares Michele Aparecida Soares, atualmente 40 cooperadores trabalham na coleta, separação e triagem dos materiais de reciclagem que chegam caminhões todos os dias.

Ainda segundo ela, de segunda a sexta-feira, o caminhão da cooperativa juntamente com os cooperadores passam de porta em porta das residências de todos os bairros de Dracena e a cada 15 dias nos distritos de Jamaica e Jaciporã.

De acordo com Michele, ao dia é coletado em média de 3 a 3,5 toneladas de materiais de reciclagem, sendo por semana uma base de 10 a 12 toneladas e ao mês podendo chegar a 78 a 88 toneladas.

Conforme a tesoureira da Cotrares, após o processo de recolhimento dos materiais sólidos nas residências pelos cooperadores, o caminhão descarrega os materiais de reciclagem na cooperativa para a separação do lixo orgânico e inorgânico.

Ainda segundo ela feito esse processo, os materiais sólidos são levados para a triagem na esteira mecânica, no qual é feito a separação e por fim, eles são prensados e enfardados para a venda.

Todo os fardos de materiais de reciclagem são vendidos a uma empresa terceirizada em Presidente Prudente, no qual os cooperadores retiram o seu próprio sustento.

De acordo com a tesoureira Michele Aparecida, a Cotrares de Dracena tem incentivo da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Meio Ambiente.

Outras Imagens:

  •  

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.