A população participou da audiência (Foto: Lucas Mello/JR)
Por Carlos Volpi Da Redação
Na manhã de ontem, 19, a Câmara Municipal de Dracena sediou a 17ª Audiência Pública, cuja finalidadefoi debater assuntos de interesses municipais e regionais da Nova Alta Paulista expor sugestões, necessidades e prioridades na destinação dos recursos públicos estaduais de 2018. O evento foi promovido pela Assembleia do Estado de São Paulo por meio da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento do Estado.
A mesa principal foi composta pelo deputado estadual Ed Thomas, que representou o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento, deputado estadual Wellington Moura; deputado estadual Reinaldo Alguz; prefeito de Dracena, Juliano Brito Bertolini; presidente da Câmara Municipal de Dracena, Rodrigo Parra; presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena, Gislaine Oliveira dos Santos Gomes e da estudante Nicole, representando o grêmio estudantil da E.E 9 de Julho.
O evento contou com a presença de autoridades políticas, militares, civis, estudantis e comunitárias de Dracena e região que fizeram o uso da tribuna para expor pedidos e reivindicações tanto na área de: saúde, educação, infraestrutura urbana, habitação, segurança, agricultura, meio ambiente e lazer.
As autoridades da região e representantes das comunidades pediram a destinação de recursos estaduais para todas as áreas, como: pavimentação e recapeamento asfáltico dos municípios e vicinais que interligam as cidades; construção e reformas de pontes e melhorias nas estradas rurais em benefício aos produtores rurais para escoaçãodas produções; habitação - com a construção de moradias e melhorias nos conjuntos; duplicação da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) de Parapuã a Panorama; reativação da malha ferroviária do porto de Panorama a Santos, como rota de crescimento e desenvolvimento econômico da região; recuperação das áreas de lazer nas praças públicas, como academias ao ar livre e parques; construção e reformas das creches e escolas municipais e também estadual; compra e distribuição de medicamentos por responsabilidade do Estado nas unidades de saúde dos municípios e de ambulância para transporte de pacientes.
DRACENA
O prefeito Juliano Brito Bertolini reivindicou recursos estaduais no valor de R$ 1,5 milhão para instalação de um distrito industrial, com o intuito de fomentar empregos.
O capitão Ivan da 1ª Companhia do 25º BPM/I de Dracena reivindicou recursos junto ao Estado para o término da obra da sede da Corporação, que atende 22 municípios da Nova Alta Paulista. Já o 1º tenente Avanço, responsável pelo Sub-Grupamento do Corpo de Bombeiros de Dracena, reivindicou a renovação de viaturas deresgate e incêndio uma vez que a Corporação atende 17 cidades de Dracena e região.
Também fez o uso da tribuna, o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Tecnológicas (FCAT) campus de Dracena, Paulo Figueiredo, ressaltando a conquista do laboratório de análise do leite e fluídos em parceria com Executivo, Legislativo e Associação dos Produtores Rurais de Dracena em benefício aos produtores rurais, que em breve será instalado no campus, e reinvidicou a construção de um ginásio poliesportivo, aquisições de áreas para crescimento e vinda de novos cursos para a instituição.
Usaram a tribuna também, os vereadores de Dracena. O presidente da Câmara Municipal Rodrigo Parra apresentou a situação da marginal José Dancieri, que tem uma erosão que dificulta o trânsito no local há quatro anos e solicitou também um aparelho de ultrassom para Dracena. O vereador Ailton Lorensetti pediu recursos para praças públicas, parques infantis e para o saneamento básico nas galerias do bairro Metrópole. O vereador HigorTossato se manifestou no sentido de disponibilização de verbas para reparos nas estradas rurais do município e na Ponte do Canganha, que liga as cidades de Dracena e Junqueirópolis e a vereadora Maria Mateus requeriu verbas para as escolas, como a construção de uma quadra poliesportiva coberta para a Etec Prof. Carmelina Barbosa e a reforma geral da escolaIzaura Sampaio.