Mais de 12% das propriedades rurais da região já foram pesquisadas pelo IBGE

Publicado em: 27/10/2017 01:10
O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange vários itens (Foto: Divulgação)

O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange vários itens (Foto: Divulgação)

Segundo o IBGE de Dracena, até o começo da tarde de segunda-feira, 401propriedades haviam sido visitadas pelos recenseadores.

Por Gilmar Pinato Da Redação / Portal Regional

Desde o dia 3 de outubro, recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão fazendo levantamento do Censo Agropecuário 2017,quenos dez municípios da microrregião de Dracena engloba 3.230 propriedades rurais .

“Recenseadores e supervisores estão a campo fazendo pesquisas sobre a produção agropecuária da região”,explica o coordenador da subárea do IBGE de Dracena, Airton Romanini Júnior.

De acordo com Romanini, até a última terça-feira, 17, foram realizadas pesquisas em 401 estabelecimentos rurais da região, correspondendo a 12,4% do total dos estabelecimentos a serem visitados.

Romanini ressalta ainda que a partir de agora, os trabalhos serão intensificados uma vez que as dúvidas existentes por parte dos recenseadores já foram solucionadas, assim como foi aprimorada a prática na operação dos smartphonesonde os dados coletados são inseridos.

Conforme o supervisor, os questionários estão sendo bem respondidos pelos responsáveis pela produção (proprietários ouarrendatários) dos estabelecimentos ruraise neste começo do censo, as pesquisas estão sendo feitas nos setores mais próximos das cidades.

A maior dificuldade, conforme o coordenador são as porteiras fechadas das propriedades. “Muitos destes proprietários residem na cidade pela localização mais próxima, é uma situação queprevíamos”, ressalta o coordenador.

Nestes casos o recenseador procura entrar em contato com vizinhos para comunicar que vão retornar à propriedade e caso não haja vizinho,eles voltam ao local até encontrar o dono ou o responsável pela produção. A meta do IBGE é atingir 100% das propriedades rurais do país.

O questionário da pesquisa é dividido em 41 quadros e abrange itens,como:identificação e características do estabelecimento agropecuário e do produtor, distribuição da área total da propriedade, unidades armazenadoras de grãos, tratores, implementos, máquinas existentes.

O Censo levanta ainda entre os vários itens, asatividades da pecuária, o controle de doenças nos animais, suplementação alimentar, criação de animais, aves, abelhas e peixes, produção vegetal, lavoura temporária, permanente, horticultura e extração vegetal.

Na primeira semana de coleta do Censo Agro, mais de quarenta mil questionários foram respondidos nos quase dois mil municípios brasileiros que já estão com a operação em campo. As pesquisas prosseguem até o dia 28 de fevereiro.

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.