Aves foram apreendidas e destinadas para o centro de triagem da Apas em Assis (Foto: Cedida/PM Ambiental)
Por Carlos Volpi Da Redação
Em solicitação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) durante a deflagração da operação denominada “Ixion” pela Polícia Civil, quarta-feira, 25, a Polícia Ambiental deslocou-se até o local do fato e apreendeu dois papagaios verdadeiros e uma espingarda cartucheira calibre 36.
Segundo a Polícia Ambiental, foi elaborado um auto de infração ambiental a um homem por ter em cativeiro espécies da fauna nativa, incorrendo no disposto do artigo 25, parágrafo 3, inciso III da resolução SMA 48 de 2014, com penalidade de advertência.
O autuado, segundo a PM Ambiental, incorreu em crime previsto no artigo 29, parágrafo 1, inciso III da leifederal 9.605 de 1.998 (lei dos crimes ambientais) e artigo 12 da lei 10.826 de 2003 (estatuto do desarmamento), sendo o envolvido após pagamento da fiança no valor de um salário mínimo foi posto em liberdade.
Ainda segundo a Corporação, as aves não estão na lista nacional e estadual de espécimes ameaçadas de extinção, sendo as mesmas apreendidas e serão destinadas ao centro de triagem da Associação Protetora dos Animais Silvestres (Apas), localizada em Assis.