Tenente Avanço informa que no ano que passou não houve nenhum registro de acidente envolvendo fogos na cidade (Foto: Arquivo/JR)
O tenente Avanço, do 3º Sub-Grupamento de Dracena, explica que ao adquirir o produto é necessário ler atentamente as informações da embalagem
Por Carlos Volpi Da Redação
Amanhã, 31, véspera de Réveillon, boa parte das pessoas acompanharão ou soltarão fogos de artifícios para brindar a chegada do novo ano. Os fogos iluminarão e darão cores ao céu, mas a festa requer alguns cuidados e para isso, o Corpo de Bombeiros alerta e faz orientações.
Segundo o tenente Avanço, do 3º Sub-Grupamento de Dracena, nessa época é comum crescer o movimento do comércio de fogos de artifícios, consequentemente aumenta o risco de acidentes relacionados à soltura.
No ano passado, segundo ele, o Corpo de Bombeiros não atendeu nenhuma ocorrência relacionada a acidente com a queima de fogos.
Avanço ressalta que ao adquirir fogos de artifícios é necessário ler atentamente as informações quanto à segurança para realizar a soltura.
“Jamais soltar próximos de redes elétricas e em locais fechados, dando preferência aos locais abertos longe da presença de pessoas e animais domésticos”, orienta.
Durante a queima do fogo de artifício, Avanço informa que pode ser utilizado um suporte ou um cabo de vassoura para apoiar os rojões, evitando o contato direto com os rojões, que em caso de defeito pode causar sérios acidentes.
Ele disse que geralmente os acidentes relacionados a fogos de artifício são queimaduras.
Em caso de acidente, o tenente orienta a lavar o local do ferimento com água fria corrente (torneira), retirar anéis e pulseiras do membro atingido e acionar a unidade de resgate dos Bombeiros.