Fila agora pela manhã no Cartório Eleitoral em Dracena (Foto: Lucas Mello/JR)
Operações envolvem alistamento, transferência de domicílio e revisão de dados com biometria
Por Da Redação
Hoje, 9 de maio, termina o prazo para o cidadão requerer alistamento eleitoral, transferência de domicílio e atualizar os dados eleitorais, inclusive com a biometria. O eleitor será atendido por ordem de chegada.
No Cartório Eleitoral de Dracena, na avenida Expedicionários, próximo à Prefeitura, eleitoral formam fila para realizar os serviços.
Os eleitores que não fizeram a biometria nos municípios onde ela é obrigatória também podem procurar os cartórios e postos de atendimento eleitoral e regularizar sua situação.
O horário de atendimento nos cartórios, na reta final, é das 9 às 18 horas.
Consulte aqui os locais de atendimento no Estado.
Atendimentos em números
No período de 1 a 5 de maio, foram feitos 300.504 atendimentos no Estado de São Paulo, dos quais 54.003 de alistamento, 57.059 de transferência, 188.976 de revisão de dados do cadastro e 466 pedidos de segunda via. A biometria também é feita no ato.
Quem deve procurar os cartórios eleitorais
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, para os maiores de 70 anos e para os maiores de 16 e menores de 18 anos. O jovem que completar 16 anos até 7 de outubro – data do primeiro turno - pode votar nas eleições gerais de 2018, desde que solicite seu título até 9 de maio.
Para o primeiro título, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral que atenda o seu domicílio e levar documento original de identidade e comprovante de endereço recente. Para os homens com idade entre 18 e 45 anos também é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.
Para transferência, o interessado deve procurar o cartório correspondente ao seu novo domicílio eleitoral, comprovar a identidade e a residência mínima de três meses.