Rebanho de gado invadiu área de preservação permanente (Foto: Cedida/PM Ambiental)
Por Carlos Volpi Da Redação
A Polícia Militar Ambiental aplicou ontem, 9, multa de mais de R$ 50 mil, a um sitiante devido o rebanho de gado de propriedade dele invadir uma área de preservação permanente, em Monte Castelo.
Segunda a corporação, uma equipe de policiais recebeu denúncia de invasão de gado de propriedade vizinha para pastoreio em área de preservação permanente.
Ao chegar no sítio denunciado, a PM Ambiental observou a presença de oito cabeças de gado na área de preservação permanente.
Ainda de acordo com a PM Ambiental, devido às características, os animais estão pelo local por um grande período, devido à formação de trilhas no interior da mata ciliar, margens do córrego pisoteadas e vegetação danificada pelo pastoreio do gado em toda a área de preservação que corresponde a 1,83 alqueires.
O sitiante informou que o gado escapou de sua propriedade para a vizinha. Diante dos fatos foi elaborado o auto de infração ambiental no valor de R$ 54.947,10 por danificar vegetação nativa secundária em estágio inicial em área de preservação permanente sem autorização do órgão ambiental competente conforme o art.44 da resolução SMA 48/2014.
A ocorrência foi apresentada via ofício na Delegacia de Polícia Civil de Monte Castelo.
Outras Imagens: