Onça Parda pode ser avistada durante mobilização na tarde de hoje (Foto: Cedida/Bombeiros )
Equipes das Polícias, Bombeiros, órgãos de imprensa e curiosos acompanharam no jardim Alvorada, no ferro-velho Hércules, a captura do animal que foi avistado ontem no meio do dia por moradores do bairro
Por Carlos Volpi Da Redação
Um fato inusitado e que despertou a atenção dos moradores do Jardim Alvorada e demais localidades da cidade, imprensa local e regional durante a tarde de hoje, 10, foram os trabalhos intensos de seis horas das equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Ambiental, Polícia Militar e os médicos veterinários de Presidente Prudente para capturarem uma onça-parda adulta de aproximadamente 25 kg que se encontrava em um depósito de ferro-velho.
Devido à ação dos militares, muitas pessoas se aglomeraram no local desde crianças até pessoas idosas para acompanharem os trabalhos.
Hoje, 10, por volta das 13h, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atendimento de captura de um animal em área de risco, no Jardim Alvorada.
Em entrevista ao Jornal Regional, o genro do dono do ferro-velho informou que ouviu um barulho estranho no depósito desde a última segunda-feira, 7, e nem imaginava ou desconfiava que em meio as sucatas de carros, haveria uma onça-parda.
Ainda segundo ele, desconfiou que pudesse ser uma onça-parda após ouvir um áudio que circulava no WhatsApp dando conta de que havia sido visualizado o animal solto na área urbana de Dracena desde o último final de semana.
Conforme ele, hoje, 10, acabou visualizando o animal e imediatamente entrou em contato com o Corpo de Bombeiros.
Em entrevista ao Jornal Regional, o capitão Pavesi do Corpo de Bombeiros disse que a corporação não realiza esse tipo de captura de animal silvestre e foi necessário o apoio da Polícia Militar Ambiental, além de médicos veterinários especializados para realizaram a captura segura da onça-parda.
O capitão disse que os bombeiros apenas realizaram os trabalhos de cerco ao animal com uso de redes, perfuraram as paredes e retiram as telhas do depósito para visualizarem a onça-parda que estava escondida.
Com chegada da Polícia Militar Ambiental e a vinda dos médicos veterinários de Presidente Prudente, os trabalhos de resgate ao animal foram iniciados por volta das 18h30.
A equipe de médicos veterinários utilizou três dardos com tranquilizantes, sendo que o primeiro disparo não surtiu efeito de imediato, porém no segundo, foi certeiro.
Diante dos efeitos do tranquilizante, as equipes que trabalharam no resgate da onça-parda precisaram esperar por um período para capturar e colocá-la em uma gaiola de proteção de forma segura.
Segundo o sargento Dinardi da Polícia Militar Ambiental, a onça-parda foi visualizada por um morador da cidade no último domingo, 6, e ela teria vindo do Parque Estadual Rio do Peixe após o incêndio florestal que atingiu uma área significativa.
Ainda segundo ele, após a captura, o animal passaria por exames médicos pela equipe de veterinários para detectar se estava ferida.
Dinardi ressaltou que caso a onça-parda estivesse ferida, a mesma seria levada para a Associação de Proteção aos Animais (Apas) de Assis, caso contrário, o animal seria levado e solto no Parque Estadual do Rio do Peixe.
Outras Imagens: