Pescado e materiais foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental (Foto: Cedida/PM Ambiental)
Por Carlos Volpi Da Redação
A Polícia Militar Ambiental aplicou um auto de infração em mais de R$ 1 mil para um pescador que não teve a idade informada por pescar com petrechos e de forma irregular no rio Paraná, em Panorama.
Segundo a corporação, uma equipe de policiais durante patrulhamento nas proximidades da rampa do antigo porto, em Panorama, realizou a abordagem a uma embarcação.
Ainda conforme a PM Ambiental, durante a vistoria no interior do barco foi constatada a existência de 16 kg de peixe da espécie tucunaré.
Além dos pescados foi encontrado um coador com bastão de bambu e um sealed bean com bateria.
O pescador declarou que realizou a pesca com o uso do petrecho devido o período noturno, em desacordo com art.8 da Instrução Normativa Ibama nº 26/2009.
Diante dos fatos foi lavrado o auto de infração ambiental em desfavor do indiciado por pescar mediante a utilização de método não permitido, incorrendo no parágrafo 1º, inciso II, art 36 da resolução SMA 48/2014, sendo arbitrada a multa simples no valor de R$ 1.020,00.
O pescado e os materiais foram apreendidos pela Polícia Militar Ambiental.
A ocorrência será apresentada via ofício à delegacia de Polícia Federal devido ao rio Paraná se tratar da União, por in tese, ter infringido o art. 34 da Lei Federal 9605/98.