São João. Trabalho, união e comprometimento dos voluntários são ingredientes fundamentais na quermesse do padroeiro

Publicado em: 23/06/2018 06:06
Ontem os preparativos para a quermesse estavam a todo vapor (Foto: Divulgação)

Ontem os preparativos para a quermesse estavam a todo vapor (Foto: Divulgação)

Por Letícia Pinheiro Da Redação

Nem mesmo o jogo da Seleção Brasileira, ontem, foi capaz de “atrasar” os preparativos para quermesse em prol da paróquia São João Batista, que integra a Festa Popular, hoje, a partir das 20h, no Estádio Municipal José Mazzo, em São João do Pau D’ Alho.

Ontem, o grupo de voluntárias chegou cedinho nas dependências da paróquia para limpar e temperar cerca de 800 frangos que serão comercializados logo mais à noite na quermesse. No período tarde, os voluntários também começaram a montar os 600 jogos de mesas e cadeiras para atender o público.

Hoje, 23, os trabalhos têm início antes mesmo do sol raiar, às 4 horas, quando mais voluntários da cidade irão acender os nove fornos a lenha, da paróquia. Para isso, serão usados aproximadamente quatro metros de lenha, informou o coordenador do Caep (Conselho Administrativo e Econômico Paroquial), Luiz Claudio Ponso, o Ka Ponso. Ele contou que são necessárias de três a quatro horas para os fornos estarem no ponto ideal para começar a assar os 800 frangos, que a essa altura já estarão recheados com farofa, e depois assar as 17 leitoas inteiras recheadas e os 76 pernis de porco. Ponso ressaltou que é preciso ficar de olho nos fornos, respeitando o tempo e o modo de preparo dos assados. O serviço de bar também é por conta da paróquia, o que Ponso considera como mais fácil em razão das empresas que comercializam as bebidas geladas. Depois de levar tudo para o local da festa – são dezenas de caixas de isopor para transportar os assados, arrumar as mesas e as cadeiras, acertar quem vai ficar no caixa, quem vai vender fichas, quem vai trabalhar no bar, é preciso “passar muito sebo nas canelas” para atender quase 5 mil pessoas, público esperado para a grande noite.

A festa deve terminar na madrugada, mas os voluntários da paróquia São João Batista continuam trabalhando no domingo. É hora de lavar as centenas de assadeiras, limpar e organizar tudo no local da festa e nas dependências da paróquia também. Para Luiz Claudio Ponso, o grande sucesso da quermesse se deve ao modo de preparo do frango – ao tempero especial, ao recheio com farofa e ao modo de assar –“na região, nenhuma quermesse tem o frango assado igual ao de Pau D’ Alho”, garante.

O coordenador do Caep e presidente da comissão deve estar certo, o segredo do sucesso das quermesses em Pau D’Alho deve estar mesmo no “modo de preparo” com muita união, dedicação, compromisso e amor da “moçada” que está na faixa etária dos 60 a 80 anos e que trabalha voluntariamente para o sucesso do evento tão tradicional na região.

 

Responsabilidade nas mãos. José Aparecido de Almeida, conhecido como seu Zé Mendengo, 78 anos, é um dos voluntários que atua nas quermesses da paróquia em São João do Pau D’ Alho. Especialmente, hoje, na Festa Popular, Zé Mendengo tem uma responsabilidade considerável: transportar os 800 frangos assados, as leitoas assadas e os pernis de porco assados das dependências da paróquia São João Batista, onde ficam os nove fornos a lenha, até o estádio municipal, local da festa. Ele conta que são necessárias até cinco viagens na Pick Up  Willys Verde  Ano 1973 com os assados embalados e armazenados nas caixas de isopor. “Me sinto feliz em ajudar. Sou sistemático e gosto da coisa certa, se precisar chamar a atenção, eu chamo. Assumi o compromisso e se precisar na segunda-feira, venho também”, contou.

 

 

Outras Imagens:

  •  




Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.