Metas de vacinas do calendário nacional aplicadas em menores de um ano em Dracena não são atingidas

Publicado em: 27/06/2018 06:06
A orientação é para que os pais não deixem atrasar as vacinas e ainda levar logo pela manhã, devido a possíveis reações (Foto: Lucas Mello/JR)

A orientação é para que os pais não deixem atrasar as vacinas e ainda levar logo pela manhã, devido a possíveis reações (Foto: Lucas Mello/JR)

A Secretaria de Saúde informa que no passado, apenas a vacina BCG obteve meta acima dos 95% preconizada pelo Ministério da Saúde; as demais vacinas não tiveram seu público atingido, assim como vem ocorrendo em todo o País

Por Carlos Volpi Da Redação

Em Dracena, a Secretaria de Saúde informa que no ano passado, as doses das vacinas do calendário nacional que são aplicadas em menores de um anoficaram abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 95%. No município o número atingido alcançou uma média de 90% do público.

A pedido do Jornal Regional, a Prefeitura por meio da Secretaria divulgou o balanço de 2017 sobre as vacinas. Os números deste ano, não foram informados.

Na semana passada, o Ministério da Saúde fez um alerta para as Secretarias de Saúde dos Estados de todo o Brasil em relação ao risco do retorno de doenças quase esquecidas. No ano passado, os índices de coberturas vacinais de bebês e crianças tiveram nova queda e atingiu o nível mais baixo do País em ao menos 16 anos.

Pela primeira vez no período, todas as vacinas indicadas a menores de um ano ficaram abaixo da meta do Ministério da Saúde, que prevê imunização de 95% deste público.

Em Dracena, a dose da vacina de BCG atingiu a cobertura de 99,39%. Já a vacina meningocócica atingiu a cobertura de 90,43%. A dose da vacina de hepatite B obteve 86,97% do público. E por fim, as vacinas de poliomielite e pneumocócica atingiram as coberturas de 89,82% e 89%, respectivamente.

A dose da pentavalente teve a mais baixa procura das vacinas do calendário nacional e atingiu a cobertura de 41,6%,na cidade.

A Saúde municipal ressaltou que todas as vacinas do calendário nacional estão disponíveis na sala de vacina do Posto de Saúde “Dr.Takashi Enokibara”.

O horário de funcionamento ao público é das 7h às 15h.A orientação é paraque os pais levemas crianças nas datas agendadas e de preferênciano período da manhã, devido às possíveis reações. Só é adiada a aplicação da dose se a criança apresentar condições de saúdecomo: febre,infecções em uso de antibióticos, por exemplo, ressaltou.

 





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.