O prefeito Juliano Bertolini ressaltou o apoio do deputado Reinaldo Alguz nos dois projetos que serão anunciados nesta semana (Foto: Arquivo/JR)
Na quinta-feira desta semana ocorrerão dois eventos em Dracena, com a presença do governador do Estado, Márcio França, deputados e representantes da Rumo Logística e da Total Eren no Brasil
Por Rosana Gonçalves Da Redação/Portal Regional
Esta semana Dracena e região viverão o anúncio de duas importantes notícias. A afirmação é do prefeito Juliano Bertolini. Segundo ele, na próxima quinta-feira, às 9h30, no salão nobre da Rede Gonzaga de Ensino Superior (Reges), a Rumo Logística anunciará a retomada do transporte de cargas no interior do Estado, fazendo o percurso de Panorama ao Porto de Santos passando por Bauru.
Na última sexta-feira, a Prefeitura de Dracena informou que a Concessionária Rumo Logística investe no projeto que prevê a renovação do ramal ferroviário Bauru – Marília – Panorama, e realizou a limpeza, do trecho de linha férrea de Panorama até Dracena, para que tenha início a execução dos trabalhos.
O prefeito Juliano pontou que o evento de quinta-feira terá a presença do governo do Estado, Márcio França e ainda dos deputados estadual Reinaldo Alguz e federal Evandro Gussi. O evento está sendo organizado numa parceira da Prefeitura, Governo do Estado, deputados, a Rumo Logística e a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap).
“Será apresentado o projeto técnico da retomada deste transporte tão importante para o escoamento das produções”.
A Rumo Logística informa em seu site que é a maior operadora ferroviária do Brasil, oferecendo serviços logísticos de transporte por ferrovias, elevação em portos e estocagem de produtos.
USINA FOTOVOLTAÍCA – No mesmo dia, às 18 horas, no auditório da Fundação Dracenense de Educação e Cultura (Fundec), será anunciado o cronograma para a instalação das três usinas fotovoltaicas no município, em propriedade localizada no sentido ao Aeroporto Estadual Muliterno.
Para tratar sobre a instalação estará presente o diretor presidente da Total Eren no Brasil, Pierre Emmanoel Noussasir. A Total Eren é agora a detentora dos direitos de instalação das usinas fotovoltaicas em Dracena.
O prefeito Juliano informa que a implantação das usinas na cidade trará um grande desenvolvimento econômico a toda região. Segundo ele, o objetivo do grupo é iniciar de imediato os trabalhos, cujo prazo de instalação é de 12 meses. “Quero convidar empresários, comerciantes, usineiros, engenheiros, representantes de associações, sindicatos, todos que tiverem interesse em conhecer o projeto a comparecer”. Juliano ressaltou que este trabalho conta com o apoio dos dois deputados – Alguz e Gussi.
Só a título de informação, no mês de fevereiro de 2015, Dracena sediou um Fórum Fotovoltaico, cujo objetivo foi apresentar o processo de instalação de usinas solares, assim como os benefícios na geração de empregos e renda ao município, reuniu mais de 600 participantes, desde empresários, políticos, representantes de associações, faculdades, do Governo Estadual e população em geral.
QUEM É A EREN DO BRASIL?
A Eren do Brasil é a principal entidade do Grupo EREN no Brasil e uma subsidiária da Total Eren (antiga EREN Renewable Energy). Fundada em 2012 por Pâris Mouratoglou e David Corchia, EREN foi o primeiro grupo dedicado à economia dos recursos naturais. Tem sede em Paris, na França.
No site da multinacional há a seguinte informação: “2018 marcou uma etapa importante para a Total Eren e sua ambição de se posicionar como um participante importante no mercado brasileiro de energias renováveis. BJL11 foi finalizada em abril e entrou em operação em maio. BJL4 foi adquirida em janeiro e está programada para entrar em operação em novembro de 2018. Com a aquisição em junho do projeto de 90 MWp Dracena, temos orgulho de anunciar que a Eren do Brasil possui atualmente 140 MWp em operação ou construção no Brasil”.