Instituição Novo Amanhecer completa 40 anos

Publicado em: 01/08/2018 01:08

A entidade atendeu cerca de 11.300 crianças e adolescentes desde a fundação

Por Letícia Pinheiro Da Redação/Portal Regional

A Instituição Novo Amanhecer – INA completa 40 anos de fundação nesta quarta-feira, 1º. Para marcar a data, será promovido um evento comemorativo na sede da entidade a partir das 16h30. Nestes 40 anos de atividades, a entidade atendeu cerca de 11.300 crianças e adolescentes. Destes, aproximadamente 1.083 adolescentes tiveram a oportunidade do primeiro emprego proporcionado pela instituição. No ano passado, a INA foi finalista do Projeto Itaú Unicef, devido a parceria com a Escola Julieta Guedes de Mendonça.

Atualmente, são atendidos 380 jovens entre 13 e 24 anos que participam de projetos, oficinas e programas de qualificação. O Projeto Vida Nova é destinado para os adolescentes de 13 a 17 anos, oferecendo aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Língua Inglesa, Qualificação Profissional, Participação Cidadã e Informática.

 Também são realizadas oficinas de Arte Madeira, Youtuber, Dança, Grafite, Violão, Tênis de Mesa, Bordado, Artesanato, Hardware, Beleza e Cia.

Já o Programa de Qualificação de Aprendizagem para jovens de 15 a 24 anos conta com os cursos validados de repositor de mercadorias, assistente de escritório, assistente de saúde, assistente de vendas, vendedor/frentista, mecânicos de máquinas, montador de móveis , assistente de produção e assistente bancário.

O desenvolvimento dos trabalhos é possível por meio dos recursos públicos municipal, estadual e federal; serviço de telemarketing, eventos e as empresas parceiras do Programa de Qualificação de Aprendizagem.

Nesta tarde, a atual presidente, a educadora Yara Iraides da Silva Torres e vice-presidente Rafaela Alves passam a direção da instituição para o capitão aposentado Vanderly Inácio de Vargas que será o presidente e para o consultor Paulo Sérgio Diniz, vice-presidente.

Os interessados em colaborar com o trabalho da instituição, podem fazer doações por meio do telemarketing, ou doando alimentos e produtos de limpeza. O telefone é (18) 3821-8190.

HISTÓRICO - A entidade foi fundada em 1º de agosto de 1978, inicialmente com o nome de Casa do Pequeno Trabalhador, por determinação do então prefeito Paulo Tahara, para dar amparo às crianças carentes, que perambulavam pelas ruas, com a finalidade de assistir, educar e integrar o menor na comunidade por meio de atividades de educação, cultura, desporto, saúde e nutrição, trabalho e lazer, de acordo com os interesses e necessidades básicas dos menores na faixa etária de 7 a 18 anos.

A primeira atividade desenvolvida com os menores foi a conscientização para um trabalho no comércio e o grupo dos engraxates, que alcançou pleno êxito sendo necessária a criação de mais atividades. A partir daí, foi criada a Polícia Mirim e a Zona Azul, chegando a ter 167 menores, destes, 10 eram estagiários, 45 engraxates, 72 atuavam Zona Azul e 40 eram policiais mirins no comércio. Todos tinham necessidade de ajudar seus familiares.

Depois de algum tempo, a entidade começou a se preocupar com os recém-nascidos e teve sob sua responsabilidade cinco creches para que as mães pudessem trabalhar. Logo após, foram criados os cursos de marcenaria, crochê, bordado, corte e costura e pintura em tecidos. O prédio em que a instituição funciona até hoje, na rua Princesa Isabel nº 203, pertencia à Prefeitura e foi trocado pelas cinco creches mais um lote no Jardim Jussara, que foi recebido como doação para que fosse criada mais uma creche naquele bairro.

 

Outras Imagens:





Todos os direitos reservados - Permitida a reprodução do conteúdo deste portal desde que autorizada.

Precisando de Internet? Conheça a abcRede Telecom.