Bancos podem iniciar movimento grevista até o final de Agosto (Foto: Lucas Mello/Arquivo JR)
Por Rosana Gonçalves Da Redação/Portal Regional
As agências bancárias da região poderão iniciar um movimento grevista em breve. A informação é do presidente da subsede do Sindicato dos Empregados dos Estabelecimentos Bancários de Tupã e região, Milton Cangussu de Lima, de Dracena.
Ele confirmou à reportagem do Portal Regional que a categoria está em negociações com os bancários, que ainda não há uma data exata para iniciar o movimento, porém as tratativas estão se esgotando. Milton Cangussu ressaltou afirmando que tudo indica que haverá um movimento paradista geral.
“Estamos aguardando a data da assembleia que será agendada pela sede de Tupã para ver como ficará”.
Os banqueiros, segundo o sindicalista só falam em reposição da inflação para a categoria e isso não será possível aceitar. Outra situação apontada por Milton Cangussu diz respeito a cortes de alguns benefícios sociais, como por exemplo, os oferecidos pela Caixa Econômica Federal.
FEDERAÇÃO
A Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) relatou que não se posiciona sobre greves e paralisações. Por outro lado, lembram que propõe um reajuste que repõe a inflação no período, o que significa que o piso da categoria pode, por exemplo, superar os R$ 3 mil para um caixa, incluindo a gratificação, com jornada de 6 horas, de qualquer região do Brasil. “A essa remuneração somam-se benefícios como a participação dos bancários nos lucros e resultados dos bancos”, pontua.