Dá gosto de ver a produção na sede da entidade, a horta cultivada pelos próprios assistidos; os valores dos produtos podem ser encontrados aos preços de feiras, conta o presidente Antônio Botasso
Por Rosana Gonçalves Da Redação/Portal Regional
Horta cultivada pelos assistidos da Pousada Bom Samaritano em Dracena tem produção orgânica com preços acessíveis (Foto: Lucas Mello/JR)
O ramo dos alimentos orgânicos tem crescido muito no Brasil. O termo é usado para se referir a alimentos produzidos sem a adição de adubos químicos e de agrotóxicos.
Seu uso teve início com a ideia de produzir alface e verduras sem esses aditivos químicos, para evitar produtos contaminados e envenenamento. Com o tempo, porém, essa prática se estendeu a outros produtos, como legumes, frutas, café, vinho, etc. Existem até mesmo produtos orgânicos industrializados.
O preço desses produtos costuma ser maior, mas as vantagens estão no melhor sabor e no fato de serem alimentos mais saudáveis.
Em Dracena, a Pousada Bom Samaritano cultiva uma linda horta orgânica, com preços praticados nas feiras livres, segundo o presidente da entidade, Antônio Botasso. Ele conta que há alguns meses, a horta foi reativada, após ter sido destruída pela força das águas de caixas de contenção pluvial de propriedades vizinhas que acabaram se rompendo, devido a fortes chuvas.
O cultivo é desenvolvido pelos assistidos da Pousada e o resultado é a variedade de verduras e legumes frescos e saudáveis.
Antônio Botasso ressalta que a horta é aberta a comunidade da cidade e região e podem ser adquiridos vários produtos, como rúcula, alface, almeirão, couve, couve flor, berinjela, pimentão, cenoura, beterraba, cheiro verde, entre outros.
SERVIÇO: Para comprar verduras e legumes na Pousada basta ir até a sede da entidade, das 7h30 às 17h, de segunda a segunda. Aos sábados e principalmente aos domingos a movimentação de visitantes é intensa.
VEM NOVIDADE POR AI
O presidente da Pousada diz que além da horta orgânica, a entidade está desenvolvendo o projeto para criação de uma horta hidropônica.
A hidroponia é uma técnica ou ciência utilizada para cultivar plantas sem a presença de solo, transferindo os nutrientes que a planta necessita somente por meio de solução aquosa enriquecida, que dará subsídio para seu desenvolvimento. Essa água será uma solução balanceada, rica em nutrientes, com a presença de elementos como nitrogênio, fósforo, potássio, dentre outros, de acordo com cada espécie vegetal. Tem-se o controle rigoroso do pH e da concentração dos nutrientes para que o vegetal cresça nas melhores condições possíveis. A técnica também é adaptada conforme a região onde as plantas serão cultivadas em razão das diferenças climáticas, escassez de água ou falta de nutrientes.
Essa forma de plantar não é uma coisa nova, é uma prática já conhecida desde o Antigo Egito, passando pelos Astecas e China. Em 1935, Gericke, um pesquisador dos Estados Unidos, passou a estudar a nutrição das plantas e ainda no ambiente laboratorial deu início às pesquisas da hidroponia, que se conhece atualmente.
Essa técnica é usada em todo o mundo, com a finalidade de produzir plantas e frutas tanto para a alimentação, quanto para a ornamentação.
Antônio Botazzo conta que foi até o município de Santa Mercedes conhecer uma horta hidropônica na cidade. E em breve, a Pousada também contará com a sua.
Outras Imagens: