Mosquito Aedes aegypti (Foto: Ilustrativa)
AEDES AEGYPTI. Casos de dengue diminuem 62,5% em Dracena, aponta Vigilância Epidemiológica
Por Carlos Volpi Da Redação/Portal Regional
De janeiro a outubro de 2018 e 2017 foram confirmados 3 e 8 casos positivos da doença, respectivamente; não houve registro de febre chikunguya e zika vírus
Os números de casos confirmados de dengue em Dracena caíram mais de 100%, segundo a Vigilância Epidemiológica (VE).
Segundo a VE, de janeiro a outubro de 2018 e 2017 foram confirmados 3 e 8 casos positivos da doença, respectivamente, correspondendo a queda de 62,5%.
A Vigilância Epidemiológica ressalta que no mesmo período comparado, não houve nenhum caso registrado de febre chikunguya e zika vírus, cujo transmissor dessas doenças é o mosquito Aedes aegypti.
Ainda conforme a VE, a redução das doenças se deve ao período com poucas chuvas e também, as atividades desenvolvidas na cidade como: semanas de mobilização contra o Aedes, mutirões e arrastões de limpeza e a conscientização da população.
Diariamente, os agentes da VE realizam visitas nas casas e orientam os moradores para não deixarem objetos que possam acumular água, além dos atendimentos a denúncias; visitas de bloqueio contra o criadouro quando há algum suspeito da doença; aplicação de inseticida quando há caso positivo; mutirões e arrastões de limpeza; semanas de mobilização contra o Aedes e palestras educativas nas escolas.
A Vigilância Epidemiológica (VE) informa que neste ano já foram realizados dois mutirões de limpeza na cidade e neste mês ocorre o terceiro, cujos trabalhos serão concluídos na próxima semana, quarta-feira, dia 24.